BOA NOITE - Vai esperar chamar ou se apresentar?

Desde que me converti em 1978, já perdi a conta de quantas mensagens ouvi sobre o serviço do ministério cristão. Vinha um pregador e dizia: Deus usa os disponíveis. Disponibilize-se! Outro chegava e pregava: Ai do que desejar fazer a obra de Deu sem ser chamado! Não passava muito tempo, vinha outro sermão, que apelava: Você não pode ser apenas um assistente de culto, precisa sair da sua zona de conforto e vir servir a Deus! Os dias seguintes eram de conflito. Será que Deus quer algo especial de mim? Os dias passavam e lá estava eu na congregação e, do púlpito, o pregador diagnosticava: Há muitos no ministério que nunca foram chamados, talvez tenham sido assobiados…

Afinal de contas, é para esperar Deus chamar ou é para se apresentar? Os versículos parecem confusos: “A quem enviarei?”, “Se alguém aspira o episcopado”, “o diácono seja primeiro provado”, “a ninguém imponhais precipitadamente as mãos”, “Antes que saísses da madre, te consagrei”…
Essa separação entre o clero e o laicato; entre os especialmente escolhidos e os leigos; entre os chamados por Deus e os outros; tem sido responsável por significativo atraso e até retrocesso na obra de Deus, em todas as suas dimensões.
Jesus resolveu o problema, de forma singela, tácita, firme, amorosa e direta:
“Lembrem-se: Vocês não me escolheram: Eu os escolhi e lancei no mundo para produzir frutos que não se estragarão. Como o fruto de vocês vem do Pai, o que pedirem ao Pai em relação a mim, ele concederá.” (João 15.16 – A Mensagem).
Todos fomos escolhidos por Jesus, para produzirmos frutos de boa qualidade, que o próprio Deus nos dará para que o amemos, o adoremos e dele nos aproximemos mais e mais.
BOA NOITE!

Lécio Dornas