Controle sua raiva e viva melhor

“O amor (…) não se ira facilmente…” (1 Co 13:5)


INTRODUÇÃO
Raiva pode levar a violência.
Como você pode controlar sua raiva?

1. DECIDA CONTROLAR SUA RAIVA!.
“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.” Pv 16:32 (NVI)

2. VEJA QUANTO CUSTA NÃO CONTROLAR SUA RAIVA!.
“O homem de gênio violento provoca brigas por toda parte…” (Pv 29:22 – BV)
“A pessoa de mau gênio sempre causa problemas…” (Pv 15:18 – LH)
“Quem se zanga facilmente faz coisas tolas,” (Pv 14:17 – LH)
“Quem se revolta contra seus pais e perturba sua família, ficará sem qualquer herança, terá uma vida vazia.” (Pv 11:29 – BV)

3. REFLITA ANTES DE REAGIR.
“O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina.” (Pv 29:11 – LH)
“A sabedoria do homem lhe dá paciência;” (Pv 19:11 -NVI)
Perguntando a mim mesmo:
• Por que eu estou COM RAIVA?
• O que eu REALMENTE EU QUERO?
• Como posso OBTER O QUE EU QUERO?

4. EXPRESSE SUA RAIVA APROPRIADAMENTE
“Se você ficar com raiva, não deixe que isso o faça pecar…” (Ef 4:26 – LH)
“O irresponsável explode em gritos quando está furioso; o homem de bom senso controla seus nervos e suas reações.” (Pv 29:11 – BV)

Como expressar apropriadamente sua raiva?
1. Recolha-se para orar!
“Arão respondeu: —Não fique com raiva de mim. Você sabe como este povo está sempre pronto para fazer o mal. (…)Moisés voltou para o lugar onde o SENHOR estava e disse: —Este povo cometeu um pecado terrível. Eles fizeram um deus de ouro e o adoraram. Por favor, perdoa o pecado deles! Porém, se não quiseres perdoar, então tira o meu nome do teu livro, onde escreveste os nomes dos que são teus.” (Ex. 32:21,31, 32)

2. Avalie as causas da sua raiva!
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Sal. 43:5 – NVI)

3. Inspire-se em bons exemplos!
“Aí o profeta Elias escreveu a Jeorão uma carta, na qual dizia o seguinte: “É isto o que diz o SENHOR, o Deus do seu antepassado Davi: ‘Você não seguiu o bom exemplo do seu pai, o rei Josafá, nem do seu avô, o rei As mas seguiu o mau exemplo dos reis de Israel. Você levou o povo de Judá e os moradores de Jerusalém a adorarem ídolos, como fazem os reis de Israel. E também matou os seus próprios irmãos, que eram melhores do que você.” (II Cron. 21:12, 13 – NTLH)

4. Vença o calor da hora!
“Quem perde a cabeça num instante acaba cometendo erros muito graves;” (Pv 14:17 – BV)

5. Administre de forma sensata seus relacionamentos!
“Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”e, diz o Senhor. Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Rm 12:18-21 – NVI)

6. Relacione-se mais com pessoas controladas!
“Não se associe com quem vive de mau humor nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.” (Pv 22:24,25 – NVI)
“Mas o fruto do Espírito é (…) paciência.” (Gl 5:22)

CONCLUSÃO
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2 – NVI)

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gal;. 5:22, 23 – NVI)